O inverno no cinema

oorlogswinter_teaser_xxlO frio e a beleza dos últimos dias me lembraram o filme Oorlogswinter (numa tradução literal, O inverno da guerra). O filme é baseado no livro de Jan Terlouw, que fez parte da infância e adolescência e 10 entre 10 holandeses. Essa é a história de um adolescente de 14 anos que, durante a ocupação nazista, vê a sua inocência juvenil esvair-se diante da crueza da guerra.

Michiel (Martijn Lakemeier) é filho do prefeito de uma pequena vila holandesa. Após testemunhar a queda de uma avião aliado pela janela do seu quarto, envolve-se numa série de incidentes que o colocam em perigo de vida.

Pelos olhos de Michiel vemos um menino amadurecer às pressas.  Vivemos o difícil relacionamento com o pai que, para defender os cidadãos da sua vila, tem que usar de diplomacia com os nazistas. Vivenciamos a experiência do primeiro cigarro, da descoberta do corpo feminino e até da própria coragem.

Belíssimo e sensível filme. E a boa notícia é que para aqueles que já se aventuram um pouco mais no idioma da Rainha Beatrix, a linguagem do filme é relativamente fácil. Também existem muitas partes em inglês. Aliás o inglês “I always get my sin” de Michiel é um charme a mais no filme. Recomendadíssimo. Com certeza vou ler o livro.

Assista o trailer abaixo:

Anúncios

Um Comentário

  1. Nathália

    Olá, peço que, se possível, divulgue o site do poeta Ulisses Tavares (www.ulissestavares.com.br) em seu blog.
    Mandando um email para nós você concorre a um livro por semana do escritor!
    Desde já agradeço a gentileza.

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s