Lembrancas e leituras de infancia

coracao_de_vidro_1231620138pPara uns traumatizante, para mim contundente. E’ bem verdade que na epoca em que o li, nao conhecia esse adjetivo. O livro Coracao de Vidro foi um marco na minha infancia literaria. Se nao me engano, foi o primeiro livro que me fez chorar. E sim, ha’ muito o que chorar nas quatros historias que se entermeiam, tendo como pano fundo uma imensa fazenda.

Acredito que tenha sido tambem o primeiro livro passado na escola que me pegou de jeito. Nao o largava de jeito nenhum. Nao conseguia me desvencilhar das tristes e sensiveis historias do passaro azulao,  do peixinho vermelho, do cavalinho de ouro e da magueira-moca. Todas  comoventes e ja’ nessa epoca, nos alertavam para a acao destruitva e desrespeitosa do homem em relacao `a naturza e aos animais. A vaidade, o  orgulho e a soberba alinhavam o enredo.

Acho ousada a ideia de apresentar para criancas historias sem finais felizes. Jose Mauro de Vasconcelos, tambem autor de Meu Pe de Laranja-Lima,  nesta obra, traz para o publico infantil assuntos delicados como morte, abandono, solidao e o faz de maneira sensivel e lirica.  Se para muitos da minha geracao a leitura  foi traumatica, para mim foi um verdadeiro marco, um pequeno passo para a entrada no mundo real.

Confira aqui uma versao eletronica da obra.

Titulo: Coracao de Vidro
Autor: Jose Mauro de Vasconcelos
ISBN: 9788506046807
Idioma: Português
Deixe um comentário

