Dia Internacional da Mulher

8 de marco, Dia Internacional da Mulher. Acordo com a sensacao de que “tenho” que fazer um post sobre esse dia. Corro os dedos nas prateleiras e na memoria e,  como o tema deste ano e’ a emancipacao feminina, com a certeza de cometerei varias injusticas, resolvo destacar algumas das mulheres que com as letras contribuiram para a minha e para a emancipacao de varias geracoes.

florbela-espanca

Florbela Espanca: a sua ousada poesia cheia de angustia e solidao acompanhou a sua vida, que quase sempre esteve na contra-mao dos padroes da epoca. Na minha prateleira, a 4a edicao de Sonetos repousa ate’ o momento em que sinto falta de um pouco  de intensidade e beleza.

simone_de_beauvoirSimone de Beauvoir: escritora, filosofa  e companheira de  vida de Sartre e’ simbolo do feminismo.  O livro “A Convidada” nao esta na minha prateleira, mas foi uma leitura instigante. No  meus vinte anos e poucos anos, agucou os meus sentidos sobre a natureza humana e sobre a Cidade Luz.

clarice_lispectorClarice Lispector: a minha relacao com Clarice comeca na escola com “Felicidade Clandestina”, e amadurece com ” Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres”. Ja’ me surpreendo com uma inesperada virgula no inicio do texto. A medida que leio as descobertas e aprendizados de Lori, me surpreendo, conheco mais sobre a vida e sobre mim mesma. Clarice e’ mesmo essencial.

pousadadascoresCora Coralina: a docura, presente nas maos e nos versos dessa poetisa e doceira de profissao, me emocionou e trouxe a certeza que a sabedoria esta’ nas coisas mais simples da vida.  Mais uma mulher que nos ensina a viver:

Assim eu vejo a vida ( Cora Coralina)

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Mas nao posso deixar de mencionar outras tantas como Raquel de Queiroz, Jane Austen, Sylvia Plath, Adelia Prado, Virginia Woolf e mais outras que vao chegando como Rosa Montero, Carmen Laforet, Asne Seierstad e mais e mais e mais….. Parabens a todas as mulheres e principalmente `as leitoras e autoras do blog.

  1. Simone

    Ai, a Cora, escritora e doceira lá da Cidade de Goias, adoro o estilo dela.
    Simone de Beauvoir e Clarice são minhas preferidas. Tantas obras e escritoras que ainda tenho que conhecer…
    Feliz dia das mulheres pra nós, feliz todos os dias principalmente!

Deixe um comentário

