Dia Internacional da Mulher

8 de marco, Dia Internacional da Mulher. Acordo com a sensacao de que “tenho” que fazer um post sobre esse dia. Corro os dedos nas prateleiras e na memoria e,  como o tema deste ano e’ a emancipacao feminina, com a certeza de cometerei varias injusticas, resolvo destacar algumas das mulheres que com as letras contribuiram para a minha e para a emancipacao de varias geracoes.

florbela-espanca

Florbela Espanca: a sua ousada poesia cheia de angustia e solidao acompanhou a sua vida, que quase sempre esteve na contra-mao dos padroes da epoca. Na minha prateleira, a 4a edicao de Sonetos repousa ate’ o momento em que sinto falta de um pouco  de intensidade e beleza.

simone_de_beauvoirSimone de Beauvoir: escritora, filosofa  e companheira de  vida de Sartre e’ simbolo do feminismo.  O livro “A Convidada” nao esta na minha prateleira, mas foi uma leitura instigante. No  meus vinte anos e poucos anos, agucou os meus sentidos sobre a natureza humana e sobre a Cidade Luz.

clarice_lispectorClarice Lispector: a minha relacao com Clarice comeca na escola com “Felicidade Clandestina”, e amadurece com ” Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres”. Ja’ me surpreendo com uma inesperada virgula no inicio do texto. A medida que leio as descobertas e aprendizados de Lori, me surpreendo, conheco mais sobre a vida e sobre mim mesma. Clarice e’ mesmo essencial.

pousadadascoresCora Coralina: a docura, presente nas maos e nos versos dessa poetisa e doceira de profissao, me emocionou e trouxe a certeza que a sabedoria esta’ nas coisas mais simples da vida.  Mais uma mulher que nos ensina a viver:

Assim eu vejo a vida ( Cora Coralina)

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Mas nao posso deixar de mencionar outras tantas como Raquel de Queiroz, Jane Austen, Sylvia Plath, Adelia Prado, Virginia Woolf e mais outras que vao chegando como Rosa Montero, Carmen Laforet, Asne Seierstad e mais e mais e mais….. Parabens a todas as mulheres e principalmente `as leitoras e autoras do blog.

Anúncios

  1. Simone

    Ai, a Cora, escritora e doceira lá da Cidade de Goias, adoro o estilo dela.
    Simone de Beauvoir e Clarice são minhas preferidas. Tantas obras e escritoras que ainda tenho que conhecer…
    Feliz dia das mulheres pra nós, feliz todos os dias principalmente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s