Meu Querido Leo

 LEO BUSCAGLIADizem que quando o discipulo esta pronto o mestre aparece e tambem dizem que nao escolhemos os livros que lemos, mas somos escolhidos por eles. Penso que isso pode ser verdade porque Leo Buscaglia entrou em minha vida desta forma. Um dia uma professora na faculdade indicou um livro (nao era leitura obrigatoria)…o titulo era “Vivendo, Amando e Aprendendo e a professora fez muitos elogios ao mesmo. Gravei o nome do livro pensando em compra-lo mas fui deixando para la. Passado algum tempo vejo este livro nas maos de uma pessoa na fila do banco e tempos depois, visitando uma amiga em Ribeirao Preto ela diz:  Ju, li um livro muito bom e sei que voce vai amar…  para minha surpresa o livro que ela tira da estante era o mesmo que havia sido indicado pela professora e eu decidi que tinha chegado a hora de ler.

 Passei o final de semana lendo o livro enquanto meu marido e meus amigos jogavam cartas e me “apaixonei” por este senhor. De volta para Sao Paulo comprei o livro para te-lo, para emprestar e para ler de novo quando desse vontade e ainda pensava nas coisas que havia lido. Decidi entao escrever para o autor apenas para que ele soubesse o quanto eu tinha achado aquele livro especial. Entrei em contato com a Editora, perguntei como entrar em contato com o escritor que morava nos Estados Unidos, eles se prontificaram a enviar minha carta e assim foi feito (na epoca nao tinhamos as facilidades tecnologicas de hoje…e gente, faz muuito tempo isso). Um mes depois recebo a resposta do autor dizendo que foi excitante receber uma carta do Brasil, desculpando-se pela resposta estar em ingles e com uma mensagem muito bonita e minha admiracao por este senhor de 66 anos na epoca, so aumentava.

 A partir daquela data, todos os anos no mes de dezembro eu recebia uma carta de natal onde ele contava tudo que havia realizado naquele ano e sempre com uma linda mensagem para todos os seus amigos e admiradores ( a ultima foi a mais bonita, sera que ele sabia que seria a ultima???). Isso durou 8 anos e um dia, em uma data totalmente diferente, no mes de junho, recebo uma carta do Diretor de uma Fundacao (Leo tinha muitos projetos), comunicando o seu falecimento e convidando para uma homenagen a beira de um lago (quem me dera ter podido comparecer). Leo morreu em casa, aos 74 anos de enfarte.

     Ontem, olhando alguns papeis que trouxe do Brasil encontro as cartas de natal de Leo, reli todas e pensei que ele merecia um post. Voces devem estar se perguntando, mas sobre o que escrevia Leo?? Leo nao usava palavras rebuscadas, nao recebeu nenhum premio nobel de literatura, mas com seu  jeito simples, falando da vida, falando sobre o amor (nao o amor romantico, mas o amor de uma forma muito mais ampla) ele me tocou e o que eu li me fez rir, me fez chorar, me fez parar para pensar…historias reais dele, de alguns de seus alunos (Leo lecionava em um Universidade) e de alguns anonimos…coisas simples, a vida como ela e ou como deveria ser.

      Leo escreveu muitos outros livros mas na minha opiniao, dentre todos os livros, “Vivendo, Amando e Aprendendo” e o melhor. O exemplar que comprei passou por muuuuitas maos ate o ponto de estar com as paginas se soltando e da ultima vez que foi nao voltou. Mas eu nao fiquei triste porque, talvez, ele tenha sido repassado para mais algumas pessoas.

      Esta e minha pequena homenagem ao Dr. Leo Buscaglia (Dr. Amor como era conhecido) que em sua passagem pela terra deixou sua marca e tocou tantas pessoas de forma simples e tao especial.

Anúncios

  1. Bailandesa

    Juliette, belo post de estréia! Também me indicaram esse livro na época da faculdade, mas terminei não lendo. Fiquei curiosa!

  2. srpaiva

    Juliette, já comentei no seu blog, mas tenho que comentar aqui também. Esse texto ficou emocionante. e a história é linda,também me deu vontade ler o seu livro querido.

  3. Juliette

    Pois eu recomendo…leitura suave, historias engracadas e grandes licoes :))

    beijo
    Ju

  4. Fernanda

    Bacana Juliette!
    Puxa, às vezes lemos coisas tão interessantes, que nos marcam profundamente e não imaginamos que o autor talvez ficaria muito feliz em tomar conhecimento do efeito que suas palavras têm sobre nós. Já pensei algumas vezes em escrever para alguns autores de livros que me emocionaram mas nunca concretizei. Muito bonito seu post.
    Beijo!

  5. Juliette

    Fernanda,

    Algo te tocou…sentiu vontade de falar, elogiar, seja quem for, seja por que motivo for…fale sempre, nunca guarde. Acho que aprendi isso com o Leo tambem :)). Escreva para o autor quando sentir vontade…tenho certeza que ele(a) vai amar.

    beijo

  6. vaneden

    Ju,

    Viver, amando e aprendendo parecem coisas faceis, entretanto juntar as tres coisas ja e uma licao por si so. Fiquei curiosa, gostaria de ler esse tambem.
    Adorei.

    Beijos

    Norma

  7. CLAUDIA SOUZA

    juliett, como vc eu me apaixonei pelo mesmo livro, comprei e o tenho como um tesouro. acredito que coisas assim nos aconteca para que creiamos q o amor é a base d tudo. amor à coisas, `pessoas… eu sou louca por leo buscaglia!! com carinho. claudia

  8. Betânia Mara Fernandes

    Sou completamente apaixonada pelos livros de Leo Buscaglia. Tenho quase todos. Leio e releio sempre. Descobri este autor há uns 10 anos e infelizmente ele já havia falecido.Fiquei muito triste quando soube de sua morte! Sou muito grata a ele por suas palavras e ensinamentos. Foi um grande ser humano.

  9. jcfernandes

    Betania,

    Interessante receber um comentario neste post exatamente na semana em que recebi do Brasil um livro do Leo, encomendando por mim a uma amiga. O livro e o mesmo que comentei no post e que tanto emprestei e nao voltou. Resolvi compra-lo outra vez para coloca-lo na roda de emprestimos de livros do “Entre Mulheres e letras” e para rele-lo. Ele se foi mas o que pensou e escreveu continua emocionando e ensinando as pessoas…que bom ne?

    abracos

  10. Cristina Arroio

    Olá, eu me sentia uma amiga por afinidade de Leo, o livro vivendo , amando e aprendendo foi o primeiro livro que li de auto ajuda, nunca tinha lido nada no estilo, só romances e similares, ele me abriu o coração, e quando li este post me vi realizada através de você, pois havia pensado em fazer o mesmo, mas não fiz, você foi uma felizarda, receber esse amor direto dele, parabéns pela atitude, mais uma que aprendi, não ficar só na vontade, e ir atrás, beijos.
    Cristina Arroio

  11. Jaqueline Lilas

    Noossa ñ acredito que manteve contato com ele! muita sorte sua, ele era único, e hj é um dia triste p/ mim só hj soube do seu falecimento:( mas ele será eterno por seus livros, e Vivendo Amando e Aprendendo é lindo já li e o tenho como algo muito precioso. faço minha as palavras da Cristina Arroio. Beijos e muito amor a todos!

  12. Ana Paula Teixeira

    Li esse livro há muitos anos e sempre tive profunda admiraçao por Leo Buscaglia. Tenho outros livros de sua autoria, mas Vivendo, Amando e Aprendendo foi um divisor de águas em minha vida, inclusive me ajudou a superar as dificuldades que haviam em meu relacionamento com emu avô na época. Nao recordo exatamente com quantos anos foi, mas penso que há pelo menos uns 20 anos. A carta do rapaz que vai ao Vietna e nao volta, o desabafo da moça que nao falou uma série de coisas importantes e nao externou seu amso r sao tocantes. Assim como as descriçoes de Leo sobre elogios e coemntarios que fazia aos outros, sabendo que era um gesto de extrema importancia para quem o recebia. Enfim… Sao tantos os comentarios e elogios que me sinto muito feliz em saber que tem pessoas que comungam com meu pensamento e admiraçao por alguém tao especial.
    Ana Paula

  13. jcfernandes

    Ana Paula,

    Também aprendi muita coisa com Léo, e o que vc le e te toca fica para sempre né? Dizem que a pessoa só morre quando ninguém mais na terra lembra dela…pelo visto Leo ainda está vivo e vai continuar vivio por muuuuuito tempo ainda. Que bom!!!.

    beijo
    Ju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s