Saldo de férias

Já voltei várias vezes de férias com livros intocados. Eram quase como aquelas roupas que a gente leva por segurança, mas tem certeza que não vai precisar. Dessa vez foi diferente. Levei mais livros do que li, mas mesmo assim o saldo foi positivo. Acabei de ler dois e li, quer dizer, devorei em um dia, outro. Vejam só:

Sushi – Marian Keyes

sushiFalando em férias, este é o perfeito companheiro de viagens. Leve e sem qualquer pretensão de grande literatura, nos faz rir e de, certa forma, exalta o nosso lado mulherzinha. Sushi conta a história de  três mulheres: Lisa, uma ambiciosa editora de moda revoltada por ter sido transferida de Londres para a Irlanda. Clodagh, a mulher linda, com a família perfeita, marido bom-demais-pra-ser-verdade, casa maravilhosa e mesmo assim, insatisfeita. Ashling, a ingênua e boazinha que encara um novo desafio profissional. A autora, com um humor ferino e feminino, torna a leve trama irresistível. Se você procura uma leitura sem complicações e com engraçadas emoções, recomendo fervorosamente.

Terug naar de Kust – Saskia Noort

Um thriller holandês pra manter a língua batava em dia e melhorar o vocabulário. Uma cantora com uma carreira medíocre começa a ser ameaçada após fazer um aborto. Com medo, ela volta para a casa de sua irmã numa pequena vila na costa da Holanda, onde viveu uma história familiar complicada e um infância infeliz. O livro cumpre o papel da literatura do genêro. Também é interessante ler um história tão holandesa e reconhecer os hábitos, a rotina,os nomes de rua, cafés e cidades. Mas, achei o final óbvio demais e descobri o autor das ameaças muito antes das últimas páginas.

A História do Rei Transparente – Rosa Montero

rei_transparenteEste livro reacendeu a minha paixão pelo mundo medieval, seus mitos e lendas. Trata-se de uma fábula sobre uma jovem camponesa que, ao vestir armadura de um cavaleiro morto num campo de batalha, começa uma jornada na turbulenta Europa do século VII. Disfarçada de homem, sob as roupas de ferro, Leola vai descobrindo ao universo do conhecimento, da amizade e também do amor.

Ela aprende a guerrear com o duro mestre Roland e conta sempre com a compainha da bruxa Viviana. Esta, sua fiel escudeira, é um importante personagem que  representa a voz da liberdade, sabedoria e tolerância. Mas este é apenas um dos interessantes personagens do livro. Ao lê-lo, você também cruzará com personagens que exstiram e com fatos históricos. A autora deu-se ao direito de trocar datas e lugares, mas é uma ótima fonte de conhecimento sobre esse período.

Se por um lado, Rosa Montero nos proporciona um profundo mergulho num dos períodos mais intrigantes da História mundial, ao mesmo tempo, consegue ser absolutamente atual. A determinada Leola busca ser livre e amada. Ter uma vida sem senhores e ser dona do seu destino. Será uma camponesa capaz de ser livre? Terá ela direito e acesso ao mesmo conhecimento que os nobres? Este é um épico que nos mostra o valor e o poder das palavras e nos faz ver que, mesmo séculos depois, ainda não aprendemos a usá-las.

PS: Fiquei tão envolvida pelo livro que comprei mais dois: a biografia de Leonor de Aquitânia, mãe do Rei Ricardo Coração de Leão e também outro livro de história medieal: The Birth of Europe, de Jacques Le Goff.

Anúncios

  1. Camila

    Que bom que vc gostou do Rei Transparente! Eu terminei de ler a Inês de minha alma esses dias e tb adorei! Acho que temos uma queda por romances históricos, não 😉

  2. Simone

    Tenho que conhecer essa Rosa Monteiro. E que bom que gostou de Sushi, eu fiquei viciada na Marian Keyes, desde o primeiro livro.

  3. Bailandesa

    Camila, sou caidinha, caidinha por um romance histórico. Se o pano de fundo for a Idade Média, aí apaixono de vez. Também amei Inês de Minh’alma, não conseguia largar.

  4. Alfacinha

    Olá mulheres e letras,

    Gostaria em que editor (edição) deste livro de “Sushi”, de Marian Keyes?
    Não consegui visualizar a imagem que não amplia.
    Estou querer e ansiosa de comprar este livro, acredite que tenho curiosidade desta história que parece interessante.
    Obrigado.
    Tudo de bom para vocês.
    Alfacinha

  5. Bailandesa

    Oi Alfacinha,
    Obrigada pela visita e comentário.
    Aqui estão os dados do Sushi:
    Editora: Bertrand Brasil
    Autor: MARIAN KEYES
    ISBN: 8528610772
    Origem: Nacional
    Ano: 2004
    Edição: 5
    Número de páginas: 574
    Acabamento: Brochura
    Formato: Médio

    Volte sempre!

  6. Alfacinha

    Obrigada Bailandesa.

    Gostei muito o vosso blog, é o clube espectacular e alegre que dava um livro de histórias de 9 mulheres.
    Soube bem que li os vossos post que agrada-me e de mesma sabedoria.

    Tudo de bom.
    Alfacinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s