Vai encarar? A nação (quase) invisível de pessoas com deficiência

vaiencararMelhoramentos

Claudia Matarazzo / consultoria de Mara Gabrilli

 

Ganhei esse livro de uma amiga querida super engajada na causa das pessoas com deficiência. Escrito por Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta e comportamento, o livro fala de inclusão e tenta reduzir a barreira entre os dois mundos. E, como não podia deixar de ser nesse caso, a edição impressa vem com audiolivro!

Recheado de estórias de pessoas com as mais diversas deficiências, o livro ajuda a diminuir a áurea de mistério que rodeia o tema. Te faz pensar nas simples mudanças que poderiam ser feitas para integrar essas pessoas à sociedade, e em como coisas que para nós são simplíssimas (como passar numa catraca, ou ler um cardápio em um restaurante), e para outros, longe disso. Os pontos mencionados vão desde coisas básicas como a importância da vaga para deficientes em estacionamentos (que todo mundo tem obrigação de saber e respeitar) e cardápios em braile, até a integração dessas pessoas em escolas e mercado de trabalho.

O melhor do livro é o sentimento de querer fazer alguma coisa pra ajudar que desperta a cada capítulo!

No mundo todo, há uma população de 386 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Só no Brasil, são 24 milhões. E por mais que aos poucos as coisas estejam melhorando, já está mais que na hora dessas pessoas deixarem de ser invisíveis.

Termino o post com uma frase retirada do site do Movimento SuperAção:

 “Daqui à 20 anos, o homem será capaz de viver na lua, em outros 40 anos, o homem será capaz de viver em Marte. No próximo século, poderemos cruzar os limites do sistema solar, à procura de novos mundos. Mas enquanto isso, realmente queremos ir ao supermercado, ao cinema, num restaurante. ” – Stephen Hawking – Cadeirante

Anúncios

  1. Bailandesa

    Maria Claudia, que legal saber desse livro. O meu namorado trabalha numa insittuicao que promove a acesso `a internet com pessoas com algum tipo de deficiencia, especialmente visual.

    Fico feliz em ver o assunto se tornar cada vez mais popular.

    beijo.. quando vem por aqui?

  2. Fernanda P.

    Eu já tinha lido uma matéria sobre esse livro e com as informações acima pareceu ainda mais interessante. É o tipo de livro que todo mundo deveria ler! Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s