A elegância do ouriço

“Pois a moça de Faro, nascida sob uma figueira depois de sete outros e antes de mais seis, mandada para a lavoura bem cedinho e também muito cedo casada com um pedreiro que breve se expatriou, mãe de quatro filhos franceses graças ao direito de solo mas portugueses sob o olhar social, a moça de Faro, portanto, mesmo com suas meias elásticas pretas e o lencinho na cabeça, é uma aristocrata, uma autêntica, uma grande, do tipo que não sofre nenhum contestação porque, em seu próprio coração ela ri das etiquetas e dos sobrenomes ilustres. O que é uma aristocrata? É uma mulher a quem a vulgaridade não atinge, embora esteja cercada por esta.”

“É um pacote retangular embrulhado com papel kraft amarrado com um barbante, do tipo desses para se fechar sacos de batatas. Solto o barbante e rasgo o papel. É um livro, uma linda edição encadernada de couro azul-marinho, com um grão grosseiro muito wabi. Em japonês, wabi significa ‘uma forma apagada do belo, uma qualidade de requinte mascarada de rusticidade'”.

Acabei de ler, e a agora estou me sentindo solitária com saudades do livro. Fala sobre moradores, uma zeladora e uma faxineira de um luxuoso edificio em Paris, mas na verdade é sobre filosofia, arte, sensibilidade e o fato da elegância poder morar onde menos se espera.

Anúncios

  1. srpaiva

    Haha, foi muito desapego seu, emprestar antes de ler. MAs eu vou te devolver ele intacto, quer dizer, quase, só um dedo achocolatado em uma página, mas que eu já resolvi arrancando a página,rsrs. Brincadeira hehe, vc vai ler tudinho, tudinho.
    Bjos

  2. priscillacamargo

    Simone, esse post foi mesmo para nos deixar com água na boca. Adorei a idéia elegância em situações e fatos inusitados. To morrendo de vontade de ler esse livro. Mas pelo visto terei que esperar a Clarissa acalmar o ciúmes dela lendo-o.

    Beijos

  3. Joseph

    Eu li esse livro há algum tempo e gostei bastante. O suicídio com data marcada,a vida no prédio contada a duas vozes, a misteriosa terceira personagem…, enfim, é um livro muito interessante. Recomendo.

    Também gostei do seu blog, que ainda não conhecia.

    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s