Como Aprender uma Língua Estrangeira

Aprender um novo idioma nao é  tarefa fácil para ninguém !

Quando ainda morava no Brasil sempre achei um pouco  desrespeitoso quando conhecia estrangeiros que lá residiam e não falavam Português.   Hoje em dia que vivo em terras de outros, creio que devo aprender o idioma  para de alguma forma fazer parte mais efetivamente do universo que vivo.  Os novos sons inteiramente desconhecido faz-nos sentir como uma criança a aprender as suas primeiras palavras.

Encontrei essas dicas valiosas e aqui partilho.

1) Gaste tempo com a língua!

Sem dúvida nenhuma o fator mais importante é quanto tempo você passa com a língua. Quanto mais tempo você passa com a língua, mais você aprende. Isso quer dizer escutar, ler, escrever, falar e estudar palavras e frases. Isso não quer dizer sentar numa cadeira, dentro de uma sala de aula, olhando para a janela, nem mesmo escutar outros estudantes falando mal em outra língua, nem mesmo ouvir explicações sobre a íngua estrangeira em sua própria língua nativa. Isso significa gastar tempo se divertindo, aproveitando o contato com a língua estrangeira.

2) Escute e leia todos os dias!

Escute a língua em seu mp3 player onde quer que você esteja. Leia o que você escuta. Leia e escute coisas que você gosta, coisas que você pode parcialmente compreender, por mais que não entende algumas coisas. Se você continuar escutando e lendo, eventualmente vai acostumar-se com a língua. Um hora de escuta ou leitura é muito mais efetiva que várias horas de sala de aula.

3)Foque em palavras e frases!

Construa seu vocabulário, você precisa de milhares de palavras. Começe a prestar atençao nas palavras e no modo como eles se juntam formando frases. Aprenda essas palavras e frases através de suas leituras e escutas. Leia online, usando dicionários online, e faça suas próprias listas de palavras e frases para futuras revisões. Logo você vai encontrar suas palavras e frases em outros lugares. Aos poucos você se tornará capaz de usá-las. Não se preocupe com o quão bem você fala até que tenha acumulado um grande número de palavras lendo e escutando.

4) Tenha responsabilidade pelos seus estudos!

Se você não quer aprender um língua, você não vai. Se você quer aprende uma língua, tome controle dos seus estudos! Escolha materiais que você gosta, que você quer escutar e ler. Procure pelas palavras que você precisa para entender o que está lendo e escutando. Não espere que alguém te mostre a língua ou te diga o que fazer. Descubra a língua por você mesmo, como uma criança. Fale somente quanto quiser falar. Escreva somente quando quiser escrever. Um professor não pode te ensinar como ser fluente, mas você pode tornar-se fluente por si mesmo se se realmente desejar isso.

5) Relaxe e aproveite seus estudos!

Não se preocupe com o que você não consegue lembrar, entender ou dizer. Isso não importa. Você está aprendendo e melhorando. A língua vai aos poucos se tornar clara e lógica em seu cérebro, mas isso vai acontecer de uma maneira, numa ordem que você não pode controlar. Assim, relaxe e aproveite. Apenas tenha certeza que você gasta um bom tempo com a língua, pois isso é a garantia de seu sucesso.

Texto original em inglês, escrito por Steve Kaufmann, traduzido por Mairo Cavalheiro Vergara

Anúncios

  1. Bailandesa

    Oi Norma, sabe que começo hoje o meu 6o curso de holandês. E, olha, essas são dicas que realmente funcionam. Lembro que deixava a Tv ligada só pra ouvir e me habituar com os sons. Lia o jornal, uma, duas, três vezes a mesma nota e escolhia uma palavra para ser a palavra do dia. Na verdade, até hoje ainda faço.

    Post superútil e para mim, oportuno.

  2. Juliette

    Norma, este post deu uma animada que voce nem imagina. A nossa pressa em falar fluentemente outro idioma nos desanima. as vezes, quando nao conseguimos em tempo record nos fazer entender, mas pelo jeito o segredo sempre foi e sera PACIENCIA, DISCIPLINA E PERSISTENCIA. O post serviu para eu lembrar disto.

  3. vaneden

    E verdade Ju. Nao deixa de ser um crescimento pessoal, ja que temos de desenvolver a bendita PACIENCIA. Esperar a batata cozinhar ao lume e certeza absoluta que chegaremos la.
    Bjs
    Norma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s