As histórias de Rosa Montero

Rosa Montero

Foi deliciosa a estreia da literatura de Rosa Montero na minha vida através de História de Mulheres.

O livro é fruto da série de artigos publicados pela autora em El País Semanal, em versão ampliada, sobre a vida de 15 mulheres que a tocaram de algum modo, fazendo-a “refletir, viver, sentir”.

Rosa Montero fez renascer minha paixão por biografias, há tempos adormecida, desde quando li a biografia de Camille Claudel, aos 16 anos.

A delícia de descobrir a vida real, a vida de cada dia, de homens e mulheres de carne e osso, com qualidades e defeitos, e de encontrar numa linha, num parágrafo ou num capítulo um pouco (ou muito) de nós mesmos.

O livro me fez perceber que, de fato, todos escrevemos nossa história, a cada dia, a cada escolha, a cada desafio que enfrentamos e a cada solução que encontramos. E são essas atitudes que nos tornam únicos.

As mulheres escolhidas por Rosa Montero são mulheres únicas e por isso especiais. Recomendo à título de identificação, análise e reflexão, principalmente acerca da postura feminina na sociedade e pela maneira fluente, clara e atraente da escritora/tradutora em expressar suas ideias e nos transportar para outras vidas de forma tão contagiante.

Espero em breve ler a biografia completa de algumas das mulheres do livro.

Um Comentário

  1. Wilka

    Eu nunca li biografias, na verdade, nunca tive interesse, mas de uns meses pra cá eu tenho sentido muita curiosidade em ler biografias de pessoas que eu admiro, mas já me falaram que dependendo de quem organiza a biografia a história, as idéias, a vida da pessoa em questão fica aquém do que realmente foi.
    Até aproveito a oportunidade que vocês são mulheres que devoram os livros, inteligentes e de muito bom gosto, e pedir algumas recomendações de biografias 🙂

    Pra finalizar, eu só queria deixar uma sugestão de leitura de um livro do Eduardo Galeano onde ele reuniu várias histórias de outros livros dele e que tem a mulher como tema principal. O livro é fantástico. ´São histórias de mulheres da América Latina e sua militância em causas sociais e na vida.
    Bom, é isso. Beijo grande em todas vocês 🙂

  2. Simone

    Wilka já me interessei pelo titulo que vc sugeriu, vou procurar por ele, obrigada!

    Fernanda, estou amando o livro. Histórias incrivies contada de uma maneira não menos incrivel, tão envolvente a maneira que foi escrita essas sinteses biograficas. Eu não me contento apenas em ler esse livro, quero ter um pra mim. Adoro biografias.
    Bjos e obrigada por colocá-lo no grupo.

Deixe um comentário