CAIM

 Já li alguns livros do José Saramago e eu posso afirmar que ele é um dos meus autores favoritos. Primeiro por causa dos tópicos altamente curiosos. Os livros “ensaio sobre a cegueira” e “intermitências da morte” fazem  o leitor pensar em coisas que são geralmente consideradas normais, respectivamente a visão e a morte. Segundo pela sua maneira inusitada de escrever. Para um leitor menos atento o uso de parágrafos, travessão e cia servem para facilitar a leitura. Mas para aquele leitor concentrado esses símbolos podem ser deixados de lado. Isso porque a nossa mente consegue identificar as mudanças automaticamente.

Todo essa longa introdução para falar da última obra escrita pelo Saramago: Caim. O livro relata os questionamentos de Caim perante as decisões de Deus após Deus ter dado um castigo a Caim devido ao fato de Caim ter matado o seu irmão.  Várias passagens do Velho Testamento são parodiadas ao longo do livro, como a história da Torre de Babel e a história de Isaac. Esse livro é para aqueles que conseguem enxergar um pouco de humor nas coisas da vida, como a religião. É muito interessante ver o deus católico sendo retratado como um ser que desfruta do seu poder, para o bem e para o mal. Além disso, os diálogos entre o deus e Caim são imperdíveis, um exemplo de como aproveitar ao máximo o uso do nosso português. Mas o melhor de todo o livro é o desfecho altamente irônico. Recomendo!


  1. Maira

    Esse eu não li, mas está na minha longa lista de espera. Saramago foi mesmo um gênio. Seus diálogos são ótimos! E seu comentário é corretíssimo, quando nos diz que a obra desse escritor nos põe a pensar em temas aparentemente corriqueiros. Agora penso na morte de outra forma, após a leitura de “As intermitências da morte”.

  2. malkac

    Realmente “intermitências” faz a gente pensar a morte de uma outra forma. Também gostei. O “evangelho” está na minha lista de próximas leituras. O que eu mais gostei no “Caim” e que não vi nos outros livros do Saramago foi humor. Obrigada pela visita ao nosso blog!

  3. Clarissa Mattos

    Malka, terminei de ler o Caim e é simplesmente brilhante. É um passeio pelo Velho Testamento com muito humor. O que achei muito interessante é que encontrei muitas perguntas que eu mesma me fazia e não tinha coragem de externar quando criança. Agora quero ler O Evangelho Segundo Jesus Cristo..

  4. malkac

    Sabia que vc ia gostar!! Eu vou ler o Evangelho assim que entregar minha tese 🙂 Se der eu levo no proximo encontro!

Deixe um comentário

