Livro precisa circular

 

Quando fui comprar minha estante de livros o Joop queria comprar uma estante grande. Eu disse que preferia uma estante pequena porque nao pretendia acumular livros…livros precisam circular. Gosto de ter alguns livros na estante para emprestar para algum amigo, alguma visita que recebo e que um dia ou outro quer descansar e ler depois das andancas por Amsterdam, convencer o filho a ler ou eu mesma reler aquele livro que me tocou demais. Fora isso acho que ficar com uma estante abarrotada de livros que nunca mais serao abertos e um desperdicio, considerando que eles poderiam andar por outras maos, emocionar outras pessoas e transformar outras vidas (acredito neste poder do livro). Dezembro vou ao Brasil e pretendo levar alguns livros para fazer circular e abrir espaco na minha pequena estante para novos titulos (nao consigo ir ao Brasil sem comprar alguns livrinhos). Navegando pela internet vi algumas reportagens bem legais sobre bibliotecas comunitarias em lugares carentes e tambem sobre bibliotecas em alguns presidios. Olha so, num presidio o que a pessoa mais tem e TEMPO, e todos nos sabemos que tempo disponivel sem nada ultil para fazer e a oficina do senhor capeta. Agora, se conseguirmos fazer com estas pessoas leiam, ocupem suas cabecas aprendendo algo, pensem sobre o que leram, tomem como exemplo algumas historias, podemos sim estar modificando algo no mundo. Segundo estatisticas as mulheres que estao detidas leem mais que os homens e encontrei alguns depoimentos bem legais de algumas detentas mas isso e assunto para outro post. Em um um blog chamado “Livro Presente” encontrei uma frase que traduz o que quero dizer: “Livro precisa circular. Livro sem leitor é rio seco, jardim sem flor, céu nublado”. E ai, vai tirar um pouco dos livros que estao socados na estante uns sobre os outros e fazer circular? Agora para voces o link de um video sobre Jose Mindlin, bibliofilo que morreu em 2010 e que, ainda em vida, fez a doacao para a USP de todo o seu acervo. Tive o prazer de assistir uma palestra de Jose Mindlin, anos atras, no Centro de Formacao dos Profissionais da Educacao em Sao Bernardo do Campo. Para quem nao o conheceu (nao sabe o que perderam) eu recomendo assistir o video para saberem um pouquinho mais sobre este senhor tao especial. Ele era muito fofo.
  1. Célia

    Ótimo artigo. Realmente, livro sem leitor é rio seco… acumular “bens intelectuais”… se podemos fazer o bem a muitos para que ai sim tenha-se o produto exato de uma cultura! Minha estante é pequena. Mas também distribuo livros e um pouco do que sei. Essa é a melhor herança em vida que podemos transmitir.
    Célia.

  2. vaneden

    E verdade Ju, entretanto tenho muito apego aos meus livros. Custa-me imenso pensar que muitos foram emprestados e nunca devolvidos, isso causa um certo sentimento de falta de respeito pela propriedade alheia. Sinto saudade de muitos livros e vontade de reler tambem, por essa razao quando alguem me empresta um livro faco questao de devolve-lo assim que acabo de ler. Beijo

  3. Juliette

    Norma,

    Realmente, se voce so “emprestou” o livro a pessoa deve devolver. O certo talvez seja anotar o nome da pessoa e cobrar no momento oportuno…mas eu so tenho vontade de guardar alguns poucos, a maioria passo mesmo para a frente. Tive um livro que gostava muito e emprestei tanto e tantas pessoas leram que ele ja estava com as paginas soltinhas. Um dia foi e nao voltou e nao pude cobrar porque perdi contato com a pessoa, mas ele emocionou tanta gente que nem liguei muito que ele nao voltou…ele cumpriu o papel dele.

    Celia:

    Obrigado pela visita e pelo seu depoimento.

    bj

  4. Simone

    Ju, tambem sou da turma que se apega aos livros, eu adoro emprestar, mas gosto de ter eles de volta em casa. Cada livro me lembra uma fase da vida, e muitos eu releeio depois de anos,com outra visao, e eu adoro isso. E tambem tenho a esperanca que Isabel vai querer ler todos :). Bjos

Deixe um comentário

