Shakespeare and Company

Quem adora livros geralmente adora tambem bibliotecas e livrarias nao eh mesmo? Eu adoro! Ha alguns anos eu tive a alegria de morar em Paris, e um dia passeando pelas ruas do Quartier Latin eu entrei em uma livraria, com portas bem pequena mas dentro havia altas paredes forradas de livros e uma atmosfera encantadora, subindo as escadas entre os livros havia uma cama com uma cortina vermelha na frente, um outro comodo com um piano, uma maquina de escrever para quem quisesse usar, e uma parede forrada de recados em diversos idiomas.
Sai de la encantada e fui pesquisar sobre o lugar. Era a livraria mais famosa de Paris, a Shakespeare and Company. Considerada abrigo da “geração perdida”, de autores como Ernerst Hemingway, Ezra Pound, Scott Fitgerald e Gertrude Stein e muitos outros. A cama com a cortina vermelha que eu vi, abrigava os escritores recem chegados em Paris que nao podiam pagar um comodo na cidade. A livraria que eh especializada em livros em ingles foi fundada em 1951 pela americana Sylvia Beach, e logo depois passou as maos de George Whitman. Famoso pela sua ecentricidade e generosidade, que fez da livraria, um encontro entre artistas e escritores de todo o mundo. E pelas paredes esta impresso o seu lema:
“Be not inhospitable to strangers / Lest they be angels in disguise.”
Shakespeare and Company continua com o mesmo principio, nao so de vender livros mas tambem de reunir amantes da literatura. E por todo ano existem programacoes de varios eventos literarios, que podem ser encontradas no site: http://www.shakespeareandcompany.com/index.php .

As fotos foram tiradas do Facebook da livraria, e nao havia o credito para o fotografo.

PS: Perdoem a falta de acentos, esse teclado nao fala bem Portugues ;).

Anúncios

  1. vaneden

    Que ideia incrivel!i Mes passado quando estava no Rio de Janeiro, no Shopping Center de Botafogo (antiga Sears), me deparei por mero acaso com uma uma livraria que nao sei o nome. Tinha espalhado varias mesas e cadeira e as pessoas estavam ali a ler, sem funcionarios a preciona-las a comprar. Simplesmente assim….lendo.
    Achei tao bacana a ideia… so faltou um cafezinho! Adorei o post.
    Bjs

  2. Rossana

    Oi!
    Acabei de conhecer o blog e já salvei nos favoritos. Cheguei por acaso, via google: vocês me ajudaram a encontrar o título de um livro que eu tentava me lembrar há quase um ano! (“O Guardião de Livros”, de Cristina Norton, a saber.)
    Esta livraria parisiense sempre vai me lembrar de Celine e Jesse, personagens da trilogia Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite, do diretor Richard Linklater – ela é o cenário do tão aguardado reencontro do casal, depois de quase uma década, no início do segundo filme.
    Com certeza, é uma das livrarias mais charmosas do mundo.
    Abraços de São Paulo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s