O coração é um caçador solitário (Carson McCullers)

Numa cidadezinha do Sul dos Estados Unidos for volta de 1930, eventos da vida de cinco indivíduos são relatados. Em cada capítulo, a autora volta a sua atenção para um desses indivíduos.  Personagens secundários são introduzidos ao longo da narração. Obviamente por se passar numa cidade pequena, as histórias e os personagens se entralaçam, mas o leitor nunca perde de vista à que indivíduo o capítulo é destinado.

Para entender a história, vale apena fazer uma diferenciação quanto à nomenclatura. Ao meu ver, personagens são todos os figurantes da história. Suas vidas de misturaram, seus destinos se juntam dando a impressão ao leitor de que eles fazer parte de um grupo. Os cinco indivíduos são entidades separadas. Sua vidas, sentimentos, emoções são como uma gota de óleo em uma bacia de água: elas não se misturam.

Para mim essa é a chave para entender a história. Pelo fato de os indivíduos terem uma grande dificuldade de se integrar ao grupo, eles sofrem de uma solidão aguda. A maior barreira que eles não conseguem transpor se dá pela comunicação. Um mudo, um negro erudito, uma menina, um comunista e um dono de restaurante vivendo numa época de extrema pobreza e segregação racial. É fácil conseguir identificar a razão de eles se sentirem tão sós, tão isolados em seus próprios mundos.

Fico pensando se solidão é uma questão de escolha. Esse livro deixa bem claro que não. Uma combinação de fatores externos pode levar a gente a se sentir e a ser extremamente sós. Gostei muito do livro, achei-o muito tocante. Também fiquei surpresa em descobrir que uma narração tão sensível foi criada por uma escritora de apenas 23 anos the idade.

Recomendo esse livro por sua história e suas descrições detalhadas. Ao ler a descrição de como o dia estava quente, conseguia sentir calor mesmo nesta fria primavera holandesa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s