Estamos lendo

a quem de direito

Leitora: Clarissa

Título: A quem de direito

ISBN:9788-85-359-1845-8

Páginas: 326

Autor: Martín Caparrós

Sinopse: Aos sessenta anos de idade, Carlos, ex-militante de uma organização de Martín Caparrós esquerda dos anos 1970, faz o que Caparrós chamou de “revisão colérica” de sua vida. Examinando os tempos da ditadura militar, reflete sobre a utopia esquerdista e fala sobre a realidade argentina dos últimos trinta anos. No povoado de Tres Perdices, um padre é encontrado morto a punhaladas em sua igreja. O assassinato é a ponta de uma cadeia de fatos iniciada na ditadura militar que, entre 1976 e 1983, prendeu, torturou e “desapareceu” cerca de 30 mil pessoas na Argentina. Carlos — protagonista do livro — militou na esquerda revolucionária. Hoje sozinho, sem trabalho, doente, desiludido da política, mora com um gato arredio num apartamento tristonho onde o visita de vez em quando uma mulher mais jovem. Carlos se recusa a ter uma vida útil para a sociedade, como se diz, e a manter uma relação afetiva com a mulher que o visita. Seu único objetivo, enquanto a doença avança, é esclarecer o que se passou com Estela, sua companheira de juventude: trinta anos antes, grávida, ela foi sequestrada, torturada e “desaparecida”. Sua investigação desnuda o funcionamento da máquina de morte que foi o período militar na Argentina. Ao mesmo tempo, mostra o que pensavam os militantes que enfrentavam essa máquina feroz: qual era o projeto pelo qual estavam dispostos a dar a vida.


O guardiao dos livrosLeitora:
 Clarissa

Título: O Guardião de Livros

ISBN: 9789722040761

Páginas: 320

Autor: Cristina Norton

Sinopse: Uma escrava muda conta um segredo guardado durante 200 anos; um escravo apaixona-se por quem não deve; uma carioca leva um português a descobrir as delícias do sexo; um cientista judeu a quem são confiados dois livros raros naufraga nas ilhas Malvinas. Estas são algumas das personagens deste romance, que nos narra a vida de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, um bibliotecário hipocondríaco que, em 1811, atravessa o Atlântico rumo ao Brasil acompanhado por 76 caixotes cujo conteúdo era verdadeiramente precioso: no seu interior seguia a Real Biblioteca do Palácio de Ajuda, inicialmente esquecida no cais de Belém aquando da saída apressada da Corte portuguesa para o Brasil em 1808. A chegada ao Rio de Janeiro não foi fácil para Marrocos ao deparar-se com uma cidade onde nada o seduzia, – nem a comida, nem os cheiros, nem o calor – e com uma corte endividada, amante de cerimónias grandiosas e grosseira nos seus costumes diários. Mas tudo mudou quando conheceu Ana de Souza Murça. A autora descreve-nos uma vida rica em acontecimentos inesperados, onde a ironia se mistura com momentos comoventes.
Depois do sucesso de O Segredo da Bastarda Cristina Norton volta a deslumbrar-nos com o seu estilo expressivo e inovador assente numa pesquisa histórica séria. Este romance enfeitiçará e prenderá o leitor.

Trem noturno para LisboaLeitora: Clarissa

Título: Trem noturno para Lisboa

Autor: Paul Mercier

Sinopse: Fenômeno editorial na Alemanha — onde ultrapassou a marca de dois milhões e meio de exemplares vendidos e ficou anos nas listas dos principais veículos —, TREM NOTURNO PARA LISBOA extrapolou as fronteiras da literatura. Terceiro romance de Pascal Mercier, na verdade o professor de filosofia Peter Bieri, ganhou ares de expressão idiomática, usada para designar mudanças de vida. Mercier cria um personagem emblemático, o português Amadeu do Prado. Herói literário com o único objetivo de retratar seu criador. Invenção tão perfeita, que, nos últimos anos, muitos estrangeiros se deslocam para terras lusitanas em busca do escritor fictício.
Tudo começa numa manhã chuvosa, quando Raimundo Gregorius, um homem culto, professor de línguas clássicas, impede que uma mulher se jogue de uma ponte em Berna. O professor se encanta com os sons do balbucio incoerente da suicida. Ao questionar que língua é aquela, fica sabendo se tratar do português. Hipnotizado pela musicalidade do idioma, acaba por comprar um livro do autor português Amadeu Inácio de Almeida Prado, intitulado Um ourives das palavras. Uma reflexão sobre as múltiplas experiências da vida: solidão, finitude e morte, amizade, amor e lealdade.
Fascinado por Prado, Gregorius tenta compreender o misterioso escritor, um médico que morreu 30 anos antes. A obsessão o faz largar sua rotina bem organizada e pegar o trem noturno para Lisboa. Numa descoberta do outro que acaba por ser uma descoberta de si próprio. Ao longo das investigações que o levam pelas vielas da capital portuguesa, ele encontra pessoas que conheceram Prado. E constrói a imagem de um médico e poeta admirável, que lutou contra Salazar. Gozou de enorme popularidade até salvar a vida de um oficial da polícia secreta. Depois disso, as pessoas que o veneravam passaram a evitá-lo. Na tentativa de se redimir, trabalhou para a oposição clandestina.
Gregorius se descobre antítese de Prado, um homem inquieto, capaz de desafiar os pontos de vista ortodoxos. Agora, através de sua influência póstuma, o prudente professor é impulsionado a mudar. Mas o que significa conhecer outra pessoa, compreender outra vida? O que significa para o conhecimento de nós mesmos? É possível fugir da rotina? Este romance é uma epopeia multifacetada de uma viagem através da Europa e do nosso pensar e sentir. Fonte: editora record

Leitora: Priscilla

Título: O capitao saiu para o almoco e os marinheiros tomaram conta do navio

Autor: Charles Bukowski

Sinopse: São trechos do diário de Charles Bukowski, selecionados por ele mesmo entre 1991 até poucos dias antes de morrer. Dramático, na medida em que mostra a aproximação do fim, o livro é também, puro Bukowski: seco, cético, maldito e maravilhosamente bem escrito.

Leitora:Priscilla

Título: As cidades invisiveis

Autor: Italo Calvino

Sinopse: ‘As Cidades Invisíveis’, de Italo Calvino, um dos escritores mais importantes e instigantes da segunda metade do século XX, conta a história do famoso viajante Marco Polo, que descreve para Kublai Khan as incontáveis cidades do imenso império do conquistador mongol. Neste livro, a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana.

Leitora: Lara

Título: A lua de Joana

Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez

Sinopse: Este livro me caiu nas mãos há uns anos atrás, sendo leitura obrigatória para a entrada num concurso, se não me engano. É também o livro que há anos que gostaria de poder apreciar na minha estante de livros. Infelizmente ainda não consegui por-lhe as mãos em cima, ano após ano o procuro na feira do Livro, estando ele esgotado nas lojas…

Joana começa a sua carta escrevendo: “Querida, Marta”, a sua melhor amiga que morreu de overdose. Joana, não querendo começar a escrever um diário, achando que assim estaria a escrever para sí mesma começou a escrever a sua amiga que morreu devido as drogas, não a perdooando pelo caminho que optou. Mas com o longo dos anos Joana começa a aperceber-se que tudo têm a sua razão de ser. Através destas cartas a jovem conta os seus medos, dúvidas, o seu ambiente familiar, passando assim dias, semanas, e anos.

Abordando o problema das drogas de diversas perspectivas, este livro me marcou imenso, como acredito que marcou imensos outros adolescentes. Eu não posso dizer que é um livro leve, mas eu o li em poucas horas, só me debatendo com o que realmente me marcou e pesou nas ultimas páginas. Acredito que seja um livro para país, filhos, irmãos, tios e avós.

Leitora: Clarissa

Título: Como Água  Para Chocolate

Autora: Laura Esquivel

ISBN: 972-41-1198-9

Páginas: 229

Sinopse: Delicie-se com este surpreendente romance. Nele, tudo gravita em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária – e perfeitamente realizável – receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se “cozinham” e “coalham” amores e desamores, risos e prantos (sobretudo risos).

Leitora: Fernanda

Título: História de Mulheres

Autora: Rosa Montero

ISBN:978-85-220-0980-0

Páginas: 214

Sinopse: Nesse livro são traçados quinze perfis de mulheres “fortes ou sutis, gloriosas ou insuportáveis, mas todas interessantes”. A autora selecionou personagens femininas que de alguma maneira lutaram contra o sexismo em várias épocas da história, fugindo aos seus limitados destinos femininos e encontrando suas liberdades pessoais.

Leitora: Norma

Título: Infiel

Autora: Ayaan Hirsi Ali

ISBN: 978-85-359-1109

Número de Páginas: 496

Resumo: Ayaan nasceu em Mogadíscio, capital da Somália. Exilou-se na Holanda,  estudou Ciências Políticas na Universidade Leiden e ganhou a cidadania holandesa em 1995. Foi eleita Deputada pelo VVD e posteriormente  ameaçada de morte, foi obrigada a abandonar a Europa.

A autobiografia de uma mulher extraordinária que conta como superou as barreiras familiares, sociais, políticas e religiosas imposta ao sexo feminino e passou a lutar destemidamente pelo direito das mulheres muçumanas e pela reforma do Islã.

Infiel, mostra que uma mulher decidida pode mudar muito mais do que sua própria história, mas tambem pode acrescentar a história do mundo em que vivemos.


Leitora: Norma

Título: A Arte da Guerra

Autor: Suntzu Sun Pin

ISBN: 85-336-1684-8

Número de Páginas: 327

Resumo: Um clássico antigo do pensamento sobre estratégia.

A Arte da Guerra se propõe a mostrar a análise minuciosa do estudo sobre inter-relaςões complexas e as vezes inesperada entre exércitos que travam uma batalha.

Oferece a oportunidade de acesso a essência do pensamento sobre estragia, organização,  comando e liderança, dando um compreensão sobre a natureza do conflito humano.

Atualmente usado nas empresas e aceito pelos estrategistas de economia e administração e no mundo dos negócios.

Se voce esta a procura de leitura como entretenimento este não é o livro apropriado.

Leitora: Norma

Título: A viagem de Théo

Autora: Catherine Clément

ISBN: 85-7164-819-0

Número de Páginas: 625

Resumo: Théo Fournay,  o personagem principal do livro, possui uma característica particular que é a curiosidade de conhecer a origem de todas  religiões.  Quer saber como os homens criaram os deuses e como os deuses podem influir na história dos homens.

Mas uma coisa o torna diferente desde o nascimento; sua saúde .  Ninguém esperava , entretanto, que um dia os médicos diagnosticassem nele uma doenςa fatal.

Théo irá com sua tia numa viagem ao redor do mundo, conhecer a origem das religiões e ao mesmo tempo a procura da cura para a doenςa.

Théo irá a Nova York, Salvador, Roma, Delfos, Dacar, Moscou, Istambul, Jerusalém, Cairo, Tóquio e Jacarta, entre outras cidades.

Leitora: Clarissa
Título: Se eu fechar os olhos agora
Autor: Edney Silvestre
ISBN: 978-85-01-08810-9
Número de Páginas: 304
Resumo: Numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense, em abril de 1961, dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde vão fazer gazeta. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Começam uma investigação ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas. Para os meninos, um terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta.

Leitora: Norma

Título: A História do Rei Transparente

Autora: Rosa Montero

ISBN: 8500018690

Número de páginas: 371

Resumo: História do Rei Transparente  é um livro de aventura, de emoções e aprendizado   coberto por um véu de magia e fantasia. Passado na França, no século XII, Leona uma camponesa de 15 anos que  veste a armadura de um guerreiro morto num campo de batalha para proterger-se sob um disfarce viril.

Começando assim o relato de sua vida, num percurso cheio de  aventura e magia, ela encontra-se ao longo de sua viagem com nobres, religiosos, feiticeiras, damas e guerreiros.  A corajosa Leona faz- nos viajar no tempo a idade média, quando a Europa vive um período de intensas transformações, raízes do que hoje conhecemos como Renascimento.

Leona leva-nos através do tempo e de sua história que nao é somente sua mas de  alguma forma nossa, nos fazendo analisar caracteristicas do mundo atual e daquilo que todos somos um pouco.

Deus_das_pequenas_coisas

Leitora: Clarissa

Autora: Arundhati Roy

ISBN: 9789724119373

Número de Páginas: 304

Sinopse: O Deus das Pequenas Coisas é a história de três gerações de uma família da região de Kerala, no sul da Índia, que se dispersa por todo o mundo e se reencontra na sua terra natal. Uma história feita de muitas histórias. A histórias dos gémeos Estha e Rahel, nascidos em 1962, por entre notícias de uma guerra perdida. A de sua mãe Ammu, que ama de noite o homem que os filhos amam de dia, e de Velutha, o intocável deus das pequenas coisas. A da avó Mammachi, a matriarca cujo corpo guarda cicatrizes da violência de Pappachi. A do tio Chacko, que anseia pela visita da ex-mulher inglesa, Margaret, e da filha de ambos, Sophie Mol. A da sua tia-avó mais nova, Baby Kochamma, resignada a adiar para a eternidade o seu amor terreno pelo Padre Mulligan..
Estas são as pequenas histórias de uma família que vive numa época conturbada e de um país cuja essência parece eterna. Onde só as pequenas coisas são ditas e as grandes coisas permanecem por dizer.
O Deus das Pequenos Coisas é uma apaixonante saga familiar que, pelos seus rasgos de realismo mágico, levou a crítica a comparar Arundhati Roy com Salmon Rushdie e García Márquez

Leitora: Norma

Autora: Elizabeth Gilbert

Editora: Betrand Editora

Comentário:

Elizabeth Gilbert escritora e jornalista escreveu esta história verídica quando começou a questionar o seu casamento perfeito, a vida perfeita, num apartamento de sonhos nos subúrbios de Nova York.

Depois de um divórcio tumultuoso, a tentativa falhada de un novo romance e a iminente depressão a bater a porta. Foi diante desses factos que Elizabeth resolve dár-se um ano de sabática e viajar pelo mundo.

O livro divide-se em três partes:

Comer – nenhum país melhor que a Itália para entregar-se aos prazeres dos gostos e paladares da gastronomia.

Orar – na Índia e Amar na Indonésia.  Por coicidência  todos esses países  começam com a letra I (eu). Numa viagem em busca de sua alma e de si própria.  Elizabeth é corajosa e inteligente e uma cativante contadora de histórias.


Leitora: Lara                                                                                                                                                                       Orgulho e Preconceito

Autora: Jane Austen

Editora: Porto Editora

Comentário:

Na Inglaterra rural do século XVIII Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy encontraram-se com a diferença entre as classes sociais, o preconceito de um e o orgulho de outro, um enredo de mentiras desmascaradas, verdades encontradas constroem um amor que ninguém julgava possível. O romance  considerado a obra prima que lançou a famosa escritora Jane Austen.

Memoirs Of A Geisha (movie poster)

Leitora: Lara

Autor: Arthur Golden

Editora: Editorial Presença

Comentário:

Memórias de uma gueixa

Uma das gueixas mais conhecidas de Quioto, tendo os olhos invulgarmente cinzentos, entra danças, cantos, cerimónias de chás e saque, quimonos de seda lindíssimos está foi Sayuri. Chiyo está rapariga que foi vendida e levada da sua vila Yoroido, tendo que entrar numa sociedade a que nunca pertencera iria através de muitas pedras no caminho ser a magnifica aprendiz de Mameha uma das gueixas mais conhecida em todo o Japão dos anos 30. Uma mulher que viveu entre leques e jogos de sedução a qual o amor era proibido.

DSC_0002

Leitora: Clarissa

Autor:  Alexandre Fraga

Editora: PTK

ISBN: 9788561288006

Sinopse: SBrasil, 1968. No Rio, jovens sonham com a revolução. O apátrica Javier conhece a engajada Ritinha. O primeiro esbarrão acontece nas pedras do Arpoador. A primeira noite de amor, em Copacabana. Ritinha é morta pela Ditadura. Javier, sem qualquer bandeira política, parte para a vingança.

Logo em seguida, corpos de militares aparecem devorados. E, na mais ousada ação terrorista daqueles tempos, Javier mata um major para depois explodir seu velório, lotado de oficiais de altas patentes.

O Exército designa Carlos Duno, seu capitão mais talentoso, para a caçada aos supostos comunistas. O torturador do Forte de Copacabana, contudo, não consegue impedir a ópera de horror pela qual desfilam traficantes, soldados, travestis, loucos e fanáticos religiosos – além do misterioso canibal.

Em seu segundo romance, Alexandre Fraga usa o carnaval de rua, às vésperas da Copa de 70, para criar uma Copacabana atormentada por pesadelos. Em seu suspense, é implacável com a humanidade. Fraga constrói um universo apavorante e real: devasso, cínico e violento, recheado de bandidos a moda antiga, alcagüetes e falsos heróis.

45602gLeitora: Clarissa

Autor:  Milton Hatoun

Editora: Companhia das Letras

ISBN: 8571640394

Número de Páginas: 56

Sinopse: Situado entre o oriente e o amazonas, este relato trata sobre a busca de um mundo perdido, que se reconstrói nas falas alternadas das personagens, e traz longínquos ecos da tradição oral dos narradores orientais.

Leitora: Norma

Autor:  Da Chen

Editora: Editora Nova Fronteira

Sinopse: No auge da Revolução Cultural Chinesa, um general  poderoso e jovem  gera dois filhos, um legítimo e outro nascido de uma jovem camponesa.   A Montanha e o Rio narra a saga desses dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando mesclam-se inevitavelmente aos acontecimentos que marcam a história políitica e social da China no final do século XX.

Nesta trama repleta de conspiração, mistério e paixão, os dois irmãos se tornam inimigos ferozes tanto no campo político quanto no pessoal, que por ironia do destino apaixonam-se pela mesma mulher.E um romance fascinante e envolvente,  mostra-nos  muito desta cultura misteriosa e milenar.

Leitora: Norma

Autora: Isabel Allende

Editora: Bertrand Brasil

Sinopse:Neste livro de memórias, “A Soma dos Dias”, Isabel Allende generosamente e sem pudores nos convida a entrar em sua intimidade e nos emociona com suas lembranças,  suas dores, seus amores, suas alegrias.

É  surpreendente como esta mulher, a partir de seu rico mundo interno, seu senso de humor e coragem consegue tecer ao redor de si uma eficiente teia que a faz suportar e sobreviver à morte da filha.  Esta teia inclui: família, amigos, terapias e religiões variadas.  Isabel não tem pudores em aceitar afeto de quem tem para oferecer.

O livro mostra uma mulher atenta às questões políticas e sociais do mundo e do pais que escolheu para viver.  Podemos observar sua participação direta e indireta em causas humanitárias, e sua luta pelos direitos humanos.  Da Califórnia onde mora, Isabel é capaz de se deslocar para os lugares mais variados do mundo, quando é tocada por uma boa causa.

O livro fala também do belo encontro entre Isabel e seu marido Willie.  O encontro de um homem e uma mulher maduros, vindos de culturas diferentes, e que conseguem superar inúmeras dificuldades sem perder o amor, a paixão e o humor.

“A Soma dos Dias” é um daqueles livros que nos arrebatam.  Ao mesmo tempo que não conseguimos parar de ler, torcemos para que não acabe.

Embora seja um livro que fale da morte, de perdas, fala também do viver criativo, aquele que faz a vida valer a pena ser vivida.

Luciana Carvalho

Luciana Carvalho é uma grande amiga desde a adolescência,  é Psicanalista  e escreveu esta resenha para o Informativo Mensal da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro – SBPRJ, gostei e me identifiquei com suas palavras e quiz reproduzilas para vocês.

Norma


relato Leitora:Malka

Título:Relato de um certo Oriente

Autores:Milton Hatoum

Editora:Companhia das letras

ISBN: 8571640394

Sinopse:Após um longo período de ausência, uma mulher regressa a Manaus, cidade de sua infância. Deseja encontrar Emilie, a extraordinária matriarca de uma família libanesa há muito radicada ali. Encontra a casa desfeita – como desfeitas para sempre estão as casas da infância. Situado entre o Oriente e o Amazonas, este relato é a busca de um mundo perdido, que se reconstrói nas falas alternadas das personagens, longínquos ecos da tradição oral dos narradores orientais.

cialetras_floresazuis

Leitora: Clarissa

Título:Flores Azuis

Autores:Carola Saavedra

Editora:Compainha das Letras

ISBN:8535913041

Sinopse:No apartamento para onde se mudou depois de se separar da mulher e da filhinha de três anos, um homem recebe uma carta destinada ao antigo morador e não resiste ao impulso de abri-la. É uma carta de amor, escrita por uma mulher e assinada simplesmente com a inicial ‘A’. Também separada, a autora da carta repassa, inconformada,as últimas horas de seu relacionamento amoroso com o destinatário. Novas cartas chegam diariamente, sempre revisitando o dia da separação e acrescentando detalhes cada vez mais perversos aos acontecimentos. O homem que as recebe não apenas sucumbe ao desejo de lê-las como passa a viver em função disso, o que acaba por desestabilizar a sua relação com o trabalho, com a ex-mulher, com a filha e com a atual namorada, todas elas mulheres que ele não compreende e pelas quais se sente acuado. Desse extravio de correspondência, que talvez não seja tão acidental como parece à primeira vista, constrói-se aos poucos uma trama virtual que funde as trajetórias da misteriosa ‘A’ e do perplexo protagonista.

Leitora:Clarissa

Título:Cartas perto do coração

Autores:Fernando Sabino/Clarice Lispector

Editora: Record – 5a edição

ISBN: 85-01-91433-9

Sinopse:A longa e profunda amizade entre dois dos mais importantes escritores brasileiros reflete-se nas cartas trocadas por eles entre 1946 e 1969. Permeada pelo espanto e fascínio dos autores ante o futuro, CARTAS PERTO DO CORAÇÃO traz a correspondência entre Fernando Sabino e Clarice Lispector e permite, a reboque, descobrir o mundo interno desses dois escritores quando jovens. Fonte: Fernando Sabino Website

Título:A menina que roubava livros

Leitora:Fernanda

Autor/Organizador:Markus Zusak

Editora:Intrínseca LTDA

1a Edição -2007
ISBN: 978-85-98078-17-5

Numero de páginas: 480

Sinopse:Quando a morte conta uma história, você deve para para ler…

AnabolenaLeitora: Juliette
A Heranca de Ana Bolena

Autora: Philippa Gregory (Autora de Romances Historicos)
Editora: Record
Paginas: 459
ISBN 978-85-01-08100-1
Sinopse:O Romance e sobre 3 mulheres que desejam a Gloria de pertencer a corte de Henrique VIII, um dos soberanos mais populares de todos os tempo.
Em 1539, toda a corte dos Tudor encontra-se apreensiva. O soberano Hnerique VIII esta com a saude debilitada. Contando com apenas um herdeiro na linha de sucessao, o rei precisa de uma nova esposa. A jovem Ana de Cleves e entao trazida da Alemanha. Mesmo fascinada pelo esplendor da corte, ela percebe uma armadilha se fechando ao seu redor. Catarina Howard e Jane Bolena, prima e cunhada, respectiviamente, de Ana Bolena, nao medirao esforcos para retira-la do trono da Inglaterra.
As 100 Melhores Crônicas

Leitora: Bailandesa

Autor/Organizador:Joaquim Ferreira dos Santos

Dados técnicos:
Editora:Objetiva
ISBN: 9788573028614
Numero de páginas: 280

Sinopse: Antologia das  melhores crônicas brasileiras, organizada por Joaquim Ferreira dos Santos, que teve a árdua tarefa de selecionar os 100 textos de 62 autores. Completa a trilogia, depois de “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” e “Os Cem Melhores Poemas.

1808-laurentino-gomes-767398Leitora: Desiree
 
Titulo:1808, como uma rainha louca, um principe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleao e mudaram a Historia de Portugal e do Brasil
Autor: Laurentino Gomes
Editora: PLANETA
ISBN: 978-85-7665-320-2
Numero de páginas: 414
 
Sinopse: O livro conta de forma acessivel, simples mas muito interessante como a fuga, ou mudanca, ou transferencia (ha varias interpretacoes para este episodio) da familia real portuguesa, no final de 1807, influenciou a cultura brasileira.
D.Joao VI , sua mae ja louca mas ainda rainha, toda a familia real e a corte, no final de 1807, embarcam em fuga para o Brasil dois dias antes das tropas Napoleonicas chegarem a Lisboa; se via ainda no horizonte as velas dos navios…. Essa fuga foi apoiada e pressionada  pela Inglaterra que teve grandes previlegios comerciais no Brasil com essa mudanca. Os treze anos em que D.Joao VI morou no Brasil foi de grande significancia para o desenvolvimento economico, politico e cultural de todo o Brasil. Este periodo foi o inicio de alguns dos costumes que ate hoje fazem parte da vida cotidiana brasileira. Pra quem gosta de Historia, este e um livro que deve ser lido.
 
 
 
271954_4Leitora :  Norma Van Eden
 
Editora :  Objectiva Ltda
ISBN : 85-7302-644-8 – Rio de Janeiro – 2004

 
Sinopse: Arnaldo Jabor, carioca de alma e coracao, escreve uma coletanea de “Cronicas Afetivas”,  descrevendo de uma forma  frontal e humoristica  o amor, a  infancia, os carnavais,  a terrorismo e a humanidade por si so, principalmente sobre a essencia de um ser chamado MULHER. A sua maneira envolvente e suas frases marcantes, tal como   “o meu  avo nao era ninguem,  mas nunca houve ninguem como ele”.


 
 
 
 
 
 
Leitora: Fernanda
 
Dados técnicos:
Editora: Difel
ISBN: 972-29-0807-3/Setembro 2006
 
Número de Paginas: 342
 
Sinopse:Inés Suarez é uma jovem e humilde costureira, oriunda da Extremadura, que embarca
 

em direção ao Novo Mundo para procurar o marido, extraviado com os seus sonhos de glória do outro

 

lado do Atlântico. Anseia também por viver uma vida de aventuras, vedada às mulheres na pacata sociedade do séc. XVI. Na América, Inés não encontra o marido, mas sim uma grande paixão: Pedro de Valdivia, mestre de campo de Franciso Pizarro, ao lado de quem Inés enfrenta riscos e as incertezas da conquista e fundação do Reino do Chile. Neste romance épico, a força do amor concede uma trégua à rudeza, à violência e à crueldade de um momento histórico inesquecível.

 
 

achadosLeitora: Clarissa

Dados técnicos:
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
ISBN: 8571647658
Numero de páginas: 280

Sinopse:

O recém-promovido delegado de ‘Achados e perdidos’ continua o homem reservado do tempo da delegacia da praça Mauá, no centro do Rio. Neste livro, Vieira, delegado aposentado, está ao lado dele a cada novo fato violento, entrega-se aos encantos da insinuante Flor, a prostituta que termina por capturar também Espinosa ao lhe oferecer o corpo perfeito. O policial se deixa ainda perturbar pelo umbigode Cristina, a pintora; quem sabe não se apaixonará por ela? Do ‘Espinosa’ de antes, o leitor reconhecerá o constrangimento por falhar na proteção a um sem-nome, um desses meninos que infestam a noite e as ruas de Copacabana. Mas verá que, menos melancólico, ele se tornou também um homem de ação. Em ‘Achados e perdidos’ o delegado Espinosa encontrou-se com a plena maturidade profissional.

 
Leitora: Lara

Dados técnicos:
Editora: ATOM FICTION
ISBN: 978-1-905654-40-6
Numero de páginas: 434

Sinopse: Twilight e o primeiro livro da saga, entre os quais inclui quatro livros: Twilight, New Moon,  Eclipse e Breaking Dawn. Mudando-se para a pequena cidade de Forks para morar com o pai, cherife Swan,  Bella tem que enfrentar uma nova escola, novas pessoas, e muito mau tempo. E foi ai que os viu pela primeira vez,  no canto oposto da mesa em que se sentava na cafetaria da escola, havia cinco deles, totalmente diferentes e ao mesmo tempo iguais. Palidos, olhos escuros impossivelmente lindos. Um deles Edward Cullen, que a envolveria num mundo de amor, misterios, segredos e magia, como se todos os mitos se tornasem realidade a frente dos seus olhos.  Um livro, para amantes de romances, impossibilidades e vampiros.


Anúncios

  1. Pingback: Várias paixões, dois videos «
  2. MatosSams

    Olá, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me manda um email ok. Abraços. Matos

  3. Eudes Vitoriano Mueller

    Norma e Lara me falaram sobre o site de vcs. Mulheres e Letras, adorei!!!, to indo hoje mesmo comprar alguns livros lido pelo grupo, como ex: Viagem de Theo; O Trem noturno para Lisboa, A Lua de Joana (Larinha, vou tentar ver se encontro este livro no Rio) e Infiel.

    Espero um dia poder fazer parte das reunioes de vcs. Um grande abraco, Eudes

  4. marizete

    Por acaso encontrei esse site de vcs…adorei!!!! pois sou uma devoradora de livros como diz uma amiga minha…formamos um grupo em minha casa e nos reunimos em toda lua cheia e,no momento estamos discutindo o livro ” Mulheres que Correm com os Lobos” que aliás,todas as mulheres deveriam ler pela consciência que ele nos traz.

  5. Fernanda

    Olá !!
    Nossa, quanta riqueza nos traz a leitura…quantos caminhos e descobertas…fico admirada!!

    Deixo para vocês algumas sugestões de leitura:

    A Elegância do Ouriço – Muriel Barbery. Livro pouco divulgado, mas muito interessante.De intensa profundidade psicológica e filosófica…Bacana

    Água para Elefantes – Sara Gruen. Uma palavra: tocante

    Febre de Tulipas – Deborah Moggach – Um pouco de Amsterdam do início do século XVII

    O Quinto Frasco – Michael Palmer: ainda o estou definindo.

    Estas leituras fiz há dias atrás, quis compartilhar com vocês.

    Abraços
    Fernanda…Parabéns pelo blog!!

  6. Aline

    Sempre que quero umas dicas de leitura páro no blog de vocês, é lindo, parece que faço parte do grupo. Já li “Infiel”, “Amor é prosa e sexo é poesia” e “Comer, rezar e amar”, estou doida atrás do livro “A lua de Joana”, mas até agora não consegui nada…sei que no meio encaixei leitura de “Diário de Brigite Jones”e “Melancia”…outro que queria muito ler é o “Mulher Honesta” de Alin Aleixo-escritora nova, alguma de vocês já leu alguma coisa dela?

  7. Clarissa Mattos

    Oi Aline, que bom que você curte o blog! Bom, certamente nossos leitores fazem parte do clube 🙂
    O Mulher Honesta ainda não passou pelo clube. A Alin Aleixo ainda não é conhecida por nós. Obrigada pela dica!
    Volte sempre.

  8. Esther Alcântara

    Grata surpresa encontrar este blog, bem por acaso (se é que o acaso existe!).
    Por conincidência estou lendo um livro comentado no blog: “Trem Noturno para Lisboa”. Instigante, bonito e bem escrito, é o que me transmitiu até agora.
    Parabéns, boas leituras e mil beijinhos!
    Esther

  9. Romina

    adoro o livro de lua de joana e lindo ese livro

    ´~ºpçlklçº~
    ^ªkmhgfdsasdfghujiop0o8utredrfhujiº_. ,mnhjuikl

  10. zete

    Acabei de ler o livro ” tempo entre costura” bárbaro!!! vale apena mesmo!!!! =e bom pois ficamos mais a par dos detalhes da crise na Espanha na segunda guerra mundial

  11. Lucia Boonstra

    Um achado este blog de vocês. Parabéns !Vocês estão me poupando tempo na procura por livros interessantes.Sou também uma leitora ávida e sempre é bom saber que muitos partilham deste prazer literário. Também costumo brincar com as palavras em meus textos.Alguns deles estão no blog http://folhasoutono.blogspot.nl/. Um abraço e sucesso!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s