As Mulheres

Clarissa: Leitora ávida de quase todas as letras, é daquelas que espalha livros pela casa (e bolsa) e lê vários ao mesmo tempo. Insistente e generosa, sempre dá uma chance ao autor, mesmo que ele não corresponda com o seu talento. Como boa pisciana, nada para todos os lados: ama o cheiro dos livros, mas é totalmente fascinada pela tecnologia. Vive sonhando com um e-reader, mas não consegue se decidir.

Fernanda: Apaixonada pela literatura brasileira e casada com um holandês viciado em livros antigos, vive cercada deles por todos os lados. Adora sentar no seu sofá e apreciar a estante repleta de personagens, histórias, fantasias, mundos, idiomas, e depois escolher aquele com o qual vai se deliciar por algumas semanas. Mas lê um livro de cada vez. Gosta de decifrar o mundo do autor, descobrir seu estilo, seus personagens,  numa espécie de degustação lenta… e acha esse processo uma das coisas mais gostosas de se fazer na vida.

Simone gosta de ler um livro por vez, é tão passional na leitura quanto na vida. Quando se apaixona por um livro tenta fazer esse relacionamento durar mais econimizando nas páginas lidas. Geralmente não consegue, e lê compulsivamente até o fim. Mas no fundo sabe que uma boa leitura não termina com o ponto final da última página. Porque de uma maneira ou de outra, o que foi lido se torna parte de sua vida.

Norma, desde muito cedo apaixonou-se pela literatura, resolveu fazer do seu hobby sua profissão, bibliotecária. Vive constantemente a ler e conseguiu passar este hábito para seus filhos – ávidos leitores. Diria que vivo num mundo onde a imaginação e os livros tornam tudo possível, acrescentando algo a mais sem pedir nada em troca.

Desiree: na verdade quando pequena a leitura era uma tortura! Ai… os livros que tinha que ler por causa da escola… ainda ganho calafrios. Via minha mae sempre mergulhada em livros (tambem holandeses), mas eu ainda nao tinha desenvolvido essa paixao. Mas lembro sim ainda do meu primeiro livro em que me perdi na fantasia e depois os romances policias que me evolviam e aos poucos fui ganhando o gosto pela leitura. Agora morando 8 anos fora do Brasil a leitura desses livros passou a ser uma forma de matar as saudades da lingua. Alem de ser uma forma de conhecer outras brasileiras com a mesma paixao. Assim como a Bailandesa, meu lado pisciano sonhador , adoro ler varios livros ao mesmo tempo, mas se um livro nao me interessa eu largo e nao consigo terminar, infelizmente.

Juliette: Meu interesse por leitura comecou na adolescencia quando eu lia apenas revistas e gibis. Como tudo na vida evolui, passei dos gibis para os livros, me apaixonei, e nunca mais parei. Lendo voce viaja, aprende, sonha e cresce. Se um livro faz voce parar para pensar em algo, para ponderar, para formar uma opiniao, se te emociona e te ensina…entao ja valeu a pena e ele ja cumpriu o seu proposito. Alguns livros sao tao fortes que ficamos dias lembrando dele depois que acabamos a leitura.

Quando a correria da vida me mantem, por um tempo, longe dos livros, me pego em “crise de abstinencia”(rsrs), com sede de leitura…e a mente precisando de alimento.

Lara: Livros fazem parte de mim desde a infancia,  sendo lidos pela voz calma e melodica do meu pai todas as noites antes de dormir, sendo assim muitos contos absorvidos, que até hoje quando me reencontro com eles são devorados vezes sem conta.
Me lembro que quando perdi o meu primeiro dente de leite, e o pus debaixo da almofada para ganhar uma moeda da fadinha dos dentes, encontrei um livro inves da moeda, acabando assim com a fantasia.
A curiosidade pela literatura veio crescendo com o passar dos anos, até aos dias de hoje em que os devoro compulsivamente, muitos dos livros que fazem parte da coleccão da estante da minha mae já passaram pelas minhas mãos, dando-me um bom começo. Apesar dos maravilhosos livros que ja li , os que mais me fascinam sao os de fantasia, pelo simples facto de poder sonhar.

Malka: adora ler vários livros ao mesmo tempo, variando quanto ao tema e o idioma. Como estudante de economia, lê livros de macro- e teoria econômica, mas também ama os livros de ficção, principalmente os que se passam na Idade Média. A leitura é para ela, uma forma de viajar sem sair de casa, de conhecer o mais desconhecido dos mundos e de aprender sobre os mais variados assuntos.

Maria Claudia: Participou da formação do grupo mas pouco tempo depois se mudou para Singapura. Irmã de uma grande devoradora de livros, sempre teve boas recomendações de leitura (e nunca precisou gastar muito dinheiro em livrarias). Apesar de sempre ter pelo menos um livro na mesa de cabeceira, a paixão saiu de controle recentemente. Atualmente lê tudo que cai em suas mãos, mas gosta mesmo é de receber livros em português pelo correio.

 

Anúncios

  1. ana lima

    vim aqui parar pesquisando sobre Simone de Beauvoir e fiquei fã do vosso blogue, parabéns!

    – ‘roubei’ o videoclip da Clarisse Lispector, pus no meu sítio..

    um beijo de Portugal 🙂

    AL

  2. Lia Costa

    Olá
    Gostaria de agradecer a visita da Juliete ao meu blog e dizer que adorei conhecer o blog de vcs. Acho muito legal clube de leitura, sempre quis participar de um. Parabéns pelo maravilhoso blog. Bjs

  3. Alexandre Kovacs

    Muito boa a ideia do blog e bem desenvolvida também. Parabéns a todas pela iniciativa e espero que o estatuto permita a visita de homens qiue gostem de literatura!

  4. Bailandesa

    Lia e Alexandre,

    Ficamos felizes com a visita e comentários de vocês.
    Alexandre, você ( e outros amantes da literatura) são sempre bem-vindos.

    Voltem sempre.

  5. Mara Parrela

    Bailandesa, Fernanda, Simone, Norma, Desiree, Juliette, Lara,
    Malka, Camila, Maria Cláudia e Priscilla.

    Vocês amantes da literatura não podem perder a Bolsa de Valores Literários Feminino Brasileiro que a Casa Brasil Holanda está organizando com o apoio da Embaixada do Brasil.
    O evento será no dia 18 de setembro em Haia e vamos trazer
    (de novo) Leila Ferreira e outras novidades, entre elas Mariana
    Brasil (Elf Minuten, do Paulo Coelho), Luciane Pinho que escreveu sua tese sobre as brasileiras na Holanda e mais duas escritoras vindas da Noruega e Alemanha.
    Quero enviar o convite diretamente para o endereço de cada uma de vocês, no trabalho ou em casa. Para isto, devem dizer agora:
    – SIM! Eu quero participar da Bolsa Literária, enviando seu nome completo e endereço para: info@casabrasilholanda.nl
    Temos um número limitado de vagas e temos certeza,
    não é todo dia que vocês podem encontrar bons livros acompanhados de suas escritoras, aqui na Holanda.
    O evento vai dar força ao nosso Projeto Joana, que alerta contra a exploração de brasileiros(as)nos Países Baixos. Visitem nosso site e conheçam melhor nosso trabalho voluntário e apaixonado.
    A entrada é gratuita mas só entra com a nossa confirmação.

    Um abraço solidário
    Mara Parrela e colaboradoras

  6. Cláudio

    Olá;
    Foi uma grata surpresa descobrir este blog ao pesquisar pela net, pois também me interesso muito por livros tendo, inclusive, uma coluna no meu blog – http://www.bieksemlimites.blogspot.com – onde mensalmente coloco uma sugestão de leitura (LIVROS – SUGESTÃO DO MÊS).
    Deem uma passada por lá.

    Um abraço e boa sorte.
    Cláudio

  7. Ju Reis

    Lindo o clube do livro!
    Amei a forma tão carinhosa e generosa que vcs partilham leituras.
    Ai que vontade de participar!
    Abraços e boas leituras

  8. marizete

    Oi gostaria de receber o video de Clarice Lispector.Poderia me mandar….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s